Escola de Forquilhinha é premiada por projeto de valorização do agricultor
Forquilhinha (6/10/2010) – Com o objetivo de valorizar o ambiente rural em que seus alunos vivem e mostrar este valor à sociedade, a professora de Artes Julmara Goulart Sefstrom implantou o projeto "O Ensino de Arte e a Valorização do Agricultor" na Escola de Educação Básica (EEB) Ângelo Izê, em Forquilhinha, no Sul do Estado.
A escola atende a 230 estudantes de famílias de pequenos agricultores. A professora percebeu, então, que muitos dos seus alunos tinham vergonha de assumir que moravam no meio rural. Foi quando surgiu a ideia de juntar a arte à realidade. Além de criar o projeto, a professora também envolveu os outros professores. Com a parceria, ela conseguiu fazer com que os alunos tivessem um olhar diferente sobre suas realidades e, com isso, aproximar a escola da comunidade. O projeto envolveu 105 estudantes de 5ª a 8ª série. Para cada turma foram distribuídas atividades educativas diferentes. O resultado está estampado em belas criações artísticas que relacionam arte e cotidiano.
"Fico feliz de poder mostrar que é possível promover um ensino de Artes que ultrapasse os padrões tradicionais", comenta a professora.
Trabalhos realizados
Muitos produtos produzidos pelos pais agricultores serviram de matéria-prima para os trabalhos de alguns alunos da 5ª série. Eles fizeram tinta com elementos naturais que se transformaram em telas abstratas. A 6ª série saiu a campo para fotografar. As fotos viraram trabalhos de foto pinturas. Já os alunos da 7ª série produziram objetos relacionados ao trabalho dos pais, como chapéu de palha, máscara e enxada, formando composições que foram fotografadas e transformadas em telas abstratas. A 8ª série usou poesia para falar do agricultor. Os estudantes criaram livros com capa em xilogravura.
Prêmio
A iniciativa ultrapassou os muros da escola. O projeto venceu o 11º Prêmio Arte na Escola Cidadã 2010, na categoria Ensino Fundamental II. "O sucesso deste projeto aponta que um dos caminhos para a aprendizagem significativa em Artes é considerar o contexto dos educandos, sem perder de vista os conteúdos inerentes à disciplina", diz a professora. O prêmio Arte na Escola Cidadã será entregue à professora Julmara no dia 27 de outubro, em São Paulo. Ela receberá um prêmio em dinheiro, troféu e divulgação do seu trabalho nos meios de comunicação. A escola receberá um computador, uma câmara digital e publicações para o acervo da biblioteca. O projeto é uma ação conjunta do Instituto Arte na Escola e do Serviço Social da Indústria (SESI), que tem como objetivo premiar professores da rede pública e privada do Brasil que produziram projetos de arte-educação no ano anterior.
Por Melissa Nebias
Secretaria de Estado da Educação