Forquilhinha é primeira na região a iniciar plano de gerenciamento de resíduos sólidos
Forquilhinha é o primeiro município da Região Sul a por em prática o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, atendendo a Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010, que institui política nacional de resíduos sólidos. "É possível que sejamos também o primeiro no Estado e talvez até no Brasil", comenta o Superintendente da Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha Eduardo de Oliveira.
A assinatura do contrato foi realizada nesta quinta-feira na Prefeitura. O IPAT/Unesc será o responsável pelo plano que vai fazer um diagnóstico completo dos resíduos sólidos do município. Com a análise, será possível planejar o gerenciamento dos resíduos e onde é necessário investir. O plano também é pré-requisito para captação de recursos junto ao Governo Federal. Forquilhinha já tem encaminhado e empenhados R$ 703.585,00 desde 2009 para o Centro de Triagem. O projeto não foi finalizado por conta desta nova lei. A prefeitura comprou um terreno de dois hectares, contratou o projeto, onde consta um galpão, um caminhão para coleta, esteira, prensa, carrinhos e uma empilhadeira. Com centro de triagem pronto, será implantada coleta seletiva no município, realização de trabalhos de educação ambiental em escolas, comunidades e entidades e campanhas, a fim de que as pessoas criem o hábito de separar o material reciclável e colaborem com o seu ambiente. O galpão vai funcionar no bairro Vila Franca em forma de cooperativa.
Com o plano de gerenciamento, a expectativa é de que o centro de triagem saia do papel o mais rápido possível. O prazo para execução do plano é de quatro meses, com início imediatamente após a assinatura do contrato.
Mais informações:
Superintendente da Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha Eduardo de Oliveira – 9108-1617
Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha (FUNDAF) – 3463-1082
Carla Giassi (JP/SC 01050) – 9919-0540
Assessora de Imprensa Prefeitura de Forquilhinha
Telefones: 463-8100/ 463-8104