Criciúma: Professora da rede municipal concorre a prêmio nacional

Professora da rede municipal concorre a prêmio nacional

 

Adriana Althoff De Villa, professora do ensino da arte há cinco anos da rede municipal de ensino, resolveu participar do XI Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola com sede em São Paulo, mas não esperava que poderia ser umas das pré-selecionadas. "É a primeira vez que participo deste concurso. Fiz a inscrição, mas não imaginava que seria selecionada. São profissionais de todo o país. É um estímulo para minha vida profissional", comemora a professora.

 

A ideia de concorrer ao prêmio, surgiu de um projeto realizado na escola Santa Rita de Cássia, da rede municipal de ensino para participar do concurso da Coordenadoria da Promoção Igualdade Racial do Município de Criciúma (COPIRC), dentro da pesquisa de um caderno pedagógico que tratava sobre escravidão e mulheres negras.

 

Com técnicas de mosaico, os alunos produziram a reeleitura do artista Rono Figueiredo. "Com o apoio da secretaria de Educação decidi me inscrever no prêmio. A inscrição foi tudo via internet", lembra Adriana. A professora se inscreveu na categoria ensino fundamental I do 1º ao 5º ano e já passou pelas três etapas da seleção. Em outubro, ela saberá o resultado da seleção nacional.

 

Um pouco sobre a Instituição

 

O prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) é realizado pelo Instituto Arte na

Escola e pelo SESI – Serviço Social da Indústria, anualmente, visando reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de arte. O Instituto constituiu a Rede Arte na Escola, com 50 Pólos localizados em universidades, que atuam na formação continuada de professores de artes na educação básica. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) é um dos pólos aqui da região Sul.

 

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é destinado aos professores que desenvolveram projetos nos anos de 2008 ou 2009 nas respectivas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais,Dança, Música, Teatro).

 

O educador que for selecionado ganhará R$ 7 mil, troféu e a divulgação do trabalho nos veículos de comunicação. As escolas onde os projetos forem premiados também receberão reconhecimento do XI PAEC, por meio da doação de equipamentos para as aulas de artes, câmera digital, computador, publicações para biblioteca e troféu.

 

O processo de seleção se dá em quatro etapas. A primeira é a inscrição eletrônica, depois processo de seleção local, seleção regional e a última, seleção nacional.

 

 

Mais informações:

Bárbara Milioli: 3431.0100

Texto: Morgana Réus

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993