Encontro debate situação de Anel Viário
Lideranças comunitárias e empresariais acompanharam no final da manhã de hoje (21), na intendência do Rio Maina, um encontro para esclarecer a situação do Anel de Contorno Viário, em especial o trecho entre a avenida Universitária e o bairro São Simão. A obra é uma velha reivindicação para facilitar escoamento da produção e desafogar o trânsito, mas que se arrasta ao longo dos últimos 31 anos.
A reunião foi realizada em função de informações divulgadas nesta semana por alguns setores da mídia local, de que o governo havia perdido prazo para incluir a obra no PAC2. "O projeto não foi apresentado para o Anel Viário porque o Governo Federal não aceita obras de pavimentação no PAC2, através de recursos a fundo perdido. Só poderíamos fazer um financiamento e para isso é preciso ter capacidade de financiamento. Não vamos prometer o que não pode ser feito", argumentou o prefeito Clésio Salvaro, que fez questão de citar que o Município trabalha em busca de alternativas para o trânsito da cidade. "A rota leste/oeste é um exemplo. Vai ajudar a melhorar o tráfego no Rio Maina e em toda a cidade", comenta.
Técnicos do Município também lembraram da existência de uma emenda coletiva dos 16 parlamentares para a liberação de R$ 62 milhões que seriam investidos na obra do Anel Viário. Presente ao encontro, o deputado Jorge Boeira, afirmou desconhecer o fato de que o PAC não prevê recursos para pavimentação e afirmou que duvida que a emenda tenha os recursos liberados. "Se não pode, vamos tentar incluir de alguma forma agora a liberação desta emenda coletiva que nós apresentamos em Brasília não vai sair. De zero a dez a chance de liberação deste recurso é zero", admitiu.
Para o empresário Estevão Pierini, uma das lideranças presentes ao encontro, é preciso concentrar a atenção no que é possível. "Se o governo não liberar a verba da emenda que já está tramitando como vai liberar verba de algo que nem aceita projeto. Se bem que em tempos de eleição tudo é possível".
Diretoria Executiva de Comunicação