Mães usam crianças de apenas seis meses para ocultar drogas

Mães usam crianças de apenas seis meses para ocultar drogas

Mães usuárias escondem drogas entre as roupas dos bebês, uma prática que está se tornando comum no meio do tráfico de drogas. A informação é do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Criciúma. "Isso está se tornando preocupante. As mães levam a criança no colo e, por dentro da roupa dela, escondem a droga", disse o presidente do Conselho Municipal Anti-drogas (Comad), Manoel Rozeng. Além disso, o consumo de drogas entre jovens vem preocupando as autoridades em toda região, levando o poder público municipal a pensar e propor políticas públicas para o efetivo enfrentamento dessa questão.

 

Fazendo parte da programação da Semana Municipal Sobre Drogas e Redução de Danos, no dia 24, haverá audiência pública de abrangência regional, para tratar especificamente sobre atenção e tratamento para dependentes químicos. "Esta será a primeira audiência que terá o objetivo de estruturar o serviço público para atendimento ao dependente", ressaltou Rozeng.

 

Estão sendo convidados prefeitos, secretários da saúde, conselho estadual de entorpecentes, Coordenação estadual de Saúde Mental, conselhos municipais afins (Tutelar, da Criança e Adolescente, da Ação Social, entre outros), OAB, presidentes de bairros alem de outras entidades. O evento será no auditório da AMREC, às 18h30min.

 

A intenção, conforme o presidente é articular outras audiências. "Queremos que a sociedade participe mais. O Município já está trabalhando em cima disso, mas ainda falta mais mobilização para a prevenção, atenção e tratamento, principalmente", ressaltou.

 

 

Drogas

 

A maconha, entre as drogas ilícitas, conforme ele, ao contrário do que muitos pensam, vem apresentando um grau de comprometimento muito grande, sendo ao mesmo tempo a droga ilícita mais usada. Seguida pelos inalantes, crack e cocaína. "Em relação ao crack, seu consumo também tem causado grande preocupação pelo alto poder viciante e destruidor que apresenta. O usuário de crack precisa de extremo esforço e intervenção especializada para largar o vício", comentou.

 

Pesquisa

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Criciúma, em parceria com a secretaria de saúde, vai realizar uma pesquisa para saber os tipos de drogas usadas e os padrões de uso e dependência.

Diretoria Executiva de Comunicação:

Manoel Rozeng: 8404-0651

3431-0047 ou 9162-8993

Texto: Daniela Savi