\"Terezinha\" deve chegar a Criciúma nos próximos dias

"Terezinha" deve chegar a Criciúma nos próximos dias

 

A construção do Parque das Nações ainda está em sua fase inicial, mas a obra já tem garantida sua primeira grande atração. Réplica de uma locomotiva alemã de 1920 – a Terezinha – deve chegar a Criciúma nos próximos dias. Toda a máquina, que era impulsionada a vapor, foi confeccionada pela equipe do Museu Ferroviário de Tubarão, em uma parceria do Município com a Ferrovia Tereza Cristina. "Ela é uma réplica exata da locomotiva. Respeitamos todos os detalhes", explica Dorival Matheus, diretor do Museu Ferroviário de Tubarão.

 

Em um primeiro momento a "Terezinha", homenagem a Ferrovia Tereza Cristina, ficará em exposição no pavilhão de exposições José Ijair Conti e em seguida passará a funcionar no parque das nações. Estrutura ganhará uma estação ferroviária e um trilho de, aproximadamente, um quilômetro. "O desejo do prefeito Salvaro é que ela tenha a missão de manter viva a história da cidade. A Terezinha vai resgatar o tempo em que o trem era o meio de transporte. Uma época em que Criciúma era cortada pela Ferrovia. É um resgate histórico de grande valor", justifica o presidente da FCC Serginho Zappelini.

 

Além da locomotiva também foram construídos dois vagões para transporte de passageiros. "Cada um tem capacidade para 20 pessoas. Será uma atração surpreendente. O prefeito já pode pensar em pedir mais uma locomotiva porque uma só não vai dar conta", brinca o diretor do Museu.

 

 

Diretoria Executiva de Comunicação:

3431-0047 ou 9162-8993

Anderson de Jesus