Emoção e exemplos de superação marcaram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Içara

Emoção e exemplos de superação marcaram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Içara

 

Içara(18.05.2010) – Nem a chuva atrapalhou o evento nesta terça-feira (18) que marcou o dia Nacional da Luta Antimanicomial, realizado pela Administração Municipal de Içara através da secretaria de Saúde. Além de palestra com o psicólogo e professor do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Criciúma, Douglas Colombo Bonfante; apresentações artísticas com os usuários e Banda Musical da Abadeus. O encontro ainda foi animado por Cabo Ilbio, da Policia Militar.

Mostra de trabalhos artesanais realizados pelos usuários e depoimentos emocionantes fizeram desta terça-feira "um grande dia", declarou a gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim que salientou a importância do envolvimento das famílias que compareceram em grande número para prestigiar o acontecimento.

Para os pacientes o acompanhamento no Caps é um reforço para elevar a qualidade de vida e a autoestima. Seu João, freqüentador do Caps de Içara relatou sua emocionante história de luta e superação. "Passei por diversas internações, mas com a ajuda dos profissionais, primeiro da Ceres de Criciúma e a três anos do Caps de Içara, onde encontro carinho e faço atividades junto com os outros usuários, não precisei mais ficar em hospitais", comemorou.

Atualmente o Caps presta assistência a 165 usuários divididos em três grupos: intensivo (25) que recebem atendimento diariamente, das 13h às 17h; semi-intensivo (50) são atendidos pela manhã três vezes por semana e não intensivos (90) que recebem assistência uma vez por semana. Ainda são oferecidos lanches diariamente, vale transporte e toda medicação.

Doze profissionais fazem parte da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial de Içara entre eles psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, professores de artes e de educação física, enfermeira, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. De acordo com a gestora Municipal de Saúde o objetivo do atendimento no Caps, que é o de evitar internações, tem sido alcançado com méritos.

Mais informações

Gestora Municipal de Saúde e Içara

Mira Dagostin – (048) 99198402

Coordenadora CAPS

Enfermeira Marli de Sá – (048) 34325233