Evento marca o Dia Nacional da Luta Antimanoicomial
Dia Nacional da Luta Antimanicomial, terá evento realizado pela Administração Municipal de Içara através da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, 18, a partir das 9 horas no salão de eventos da FAI. Na ocasião haverá palestra sobre o dia Mundial de Saúde Mental; além de apresentação artística com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Banda Musical da Abadeus. O evento ainda contará com animação, até às 15 horas, de voluntário da Policia Militar.
Atualmente o Caps presta assistência a 165 usuários divididos em três grupos: intensivo (25) que recebem atendimento diariamente, das 13h às 17h; semi-intensivo (50) são atendidos pela manhã três vezes por semana e não intensivos (90) que recebem assistência uma vez por semana. Ainda são oferecidos lanches diariamente, vale transporte e toda medicação.
Doze profissionais fazem parte da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial de Içara entre eles psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, professores de artes e de educação física, enfermeira, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. De acordo com a gestora Municipal de Saúde o objetivo do atendimento no Caps, que é o de evitar internações, tem sido alcançado com méritos.
"Alguns pacientes que recebem acompanhamento no Caps estão há sete anos sem internações. Esta semana dois dos usuários serão transferidos do grupo intensivo para o semi-intensivo o que para nós, para a família e principalmente para o usuário é uma grande vitória", sublinhou.
Para os pacientes o acompanhamento no Caps é um reforço para elevar a qualidade de vida e a autoestima. "Com o atendimento dos psicólogos, psiquiatras e da equipe não necessito e evito internação, além disso ocupamos a mente com a terapia. Não fico em casa com a mente desocupada", relatou um usuário do Centro de Atenção Psicossocial de Içara.
Conferência – Entre os dia 20 e 21 de maio profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Içara participam da IV Conferencia Estadual de Saúde Mental Intersetorial, em Florianópolis. O objetivo do encontro segundo a Gestora Municipal de Saúde é aprimorar os conhecimentos sobre políticas de saúde mental. "Nossa participação neste encontro prioriza o ganho de conhecimentos para que os mesmo sejam aplicados no município, conquistando melhorias que vão beneficiar a população", explicou.
Mais informações
Gestora Municipal de Saúde e Içara
Mira Dagostin – (048) 99198402
Coordenadora CAPS
Enfermeira Marli de Sá – (048) 34325233