Morro da Fumaça: Centenário de Colonização

 A proximidade do Centenário de Colonização de Morro da Fumaça está incentivando alunos de várias escolas do município a ir em busca do resgate da história da cidade.

Esta semana quem ficou conhecendo um pouco mais sobre o passado de Morro da Fumaça foram os alunos da 3ª série da E.E.B.M. Biázio Maragno. As crianças visitaram o Capitel de Santo Antonio de Pádova no Distrito de Estação Cocal e Dona Olinda Bortolin de 96 anos que cuidava do Capitel. "Ela cuidava, mas também orava neste templo e ficou muito feliz com a nossa visita", diz o aluno Leonardo Florentino Laurindo.

O Capitel de Estação Cocal foi construído por Santo Zaccaron em 1904 e por ser o único templo religioso da vila, todos os moradores participavam dos terços aos domingos, celebrados pelo próprio Santo Zaccaron em dialeto Vêneto. "Este resgate foi de suma importância, pois os alunos puderam ampliar o conhecimento sobre a história de Morro da Fumaça e valorizar as pessoas que muito fizeram para o nosso município. Histórias como esta de Dona Olinda tornam-se exemplo de preservação do passado", diz a professora Fabiano Maurício Gomes Padroin.

 

 

Jorn. Marciano Bortolin (SC 3566 JP)
3434-1145