Em um clima de organização, disciplina e ansiedade cerca de 250 alunos da rede municipal e estadual participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Nova Veneza. O evento aconteceu no Complexo Esportivo Antônio Amboni.
O Programa, iniciativa da Polícia Militar em parceria com as escolas, tem caráter preventivo e trabalha com as crianças temas relacionados à prevenção de violência e ao uso de drogas.
A solenidade contou com a presença de pais, professores, policiais e superiores da polícia militar. Foram apresentadas as melhores redações da turma, que teve como tema “O que foi o PROERD em minha vida”. A leitura das redações emocionou todos que participavam da solenidade e demonstrou a real importância do projeto na vida das crianças. Logo após o momento houve a premiação.
Durante a comemoração, o Comandante da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Criciúma, Jofrey Santos Silva, diz que precisamos educar para não precisarmos castigar os adultos. “O estado de violência se apresenta na falta de doutrinas básicas da escola, comunidade e sociedade. A criança é capaz de aprender e reproduzir o aprendizado.” Ele acrescentou que Nova Veneza está de parabéns por se preocupar em formar cidadãos para o futuro.
O prefeito municipal em exercício, Marcos Spillere, destacou a importância de programas educativos para tornar os futuros cidadãos. “Temos que começar a educar e prevenir sobre os malefícios das drogas na família e na escola.”
O ato foi finalizado com um juramento dos alunos prometendo seguir os ensinamentos das aulas.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Nova Veneza