Cerca de 20 agricultoras participaram do encontro organizado pela Epagri de Cocal do Sul para tratar sobre Banco de Sementes Crioulas. O grupo também já realiza a troca de sementes e mudas de medicinais e hortaliças.
Durante o encontro foi realizado o resgate das sementes e do conhecimento, bem como, a avaliação, armazenamento e a multiplicação das sementes crioulas. Agora, os trabalhos seguem com a catalogação das espécies já existentes através de uma ficha com os dados necessários e fotos para a confecção de um mostruário do material pesquisado e coletado.
Segundo a extensionista da Epagri, Adreane Scopel as sementes crioulas são uma porta de entrada para a Agroecologia. “Elas são um patrimônio do povo a serviço da humanidade, por isso, valorizamos este grupo de mulheres e o trabalho realizado até então”, ressalta.
O trabalho conta com a parceria do SENAR, através de cursos de Plantas Medicinais, o Movimento de Mulheres Camponesas por meio de oficinas teórico-práticas ligadas ao assunto e da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul.
Assessoria de Imprensa – Cocal do Sul