A Estação de Tratamento de Água Rio Café/ São Pedro, do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga passou por um processo de revitalização. O local construído em 1999 tem como manancial de captação o Rio Café vive em constante expansão, pois no bairro está situada a área industrial do município e é necessário aumentar sempre o volume de água tratada na região.
Depois de reformar, pintar e dar uma nova vida a esta estação, a idéia do diretor do Samae Odivaldo Bonetti é fazer o mesmo em todas as unidades de tratamento de água da cidade. Segundo ele, mais de 2,5 mil habitantes recebem água deste sistema no município. O sistema é composto por uma represa de captação em concreto, dois filtros lentos com capacidade de 24L/s uma casa de química para tratamento da água com área de 12m² um reservatório de distribuição em concreto com capacidade de 200 m³
Bonetti destaca que o bom funcionamento de todas as unidades serve para reduzir a sobrecarga sofrida pela ETA da sede do município. “Pelos atuais índices de demanda de consumo o sistema contribui, decisivamente, para suprir as necessidades a longo prazo”, comenta ele. O sistema trabalha 24h/dia, com uma vazão média de 3,8L/s, que representa um volume de 328m³ de água tratada por dia para 744 ligações distribuídas em domicílios, no comércio, nas indústrias e na cidade em geral.
Assessoria de Imprensa – Urussanga