A melhor maneira de aumentar a produtividade é escolher os ingredientes certos para a alimentação do rebanho. Pensando dessa forma os agricultores de gado leiteiro e corte se reuniram e resolveram criar uma unidade demonstrativa de tipos de pastagens. A iniciativa foi tomada após a participação no Primeiro Torneio Leiteiro na edição passada da Festa do Colono e tem a parceria da Prefeitura de Siderópolis e da Epagri.
O produtor Edmar Viana cedeu um espaço no sítio Monte Brumado, na comunidade de Nossa Senhora da Saúde. Lá, foram plantados dois metros quadrados de cada uma das 24 espécies de plantas forrageiras no dia 4 de dezembro do ano passado. “O objetivo é ver como elas se comportam aqui já que a qualidade varia muito de uma região para outra”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Edson Borba. A unidade demonstrativa vai facilitar o produtor a escolher quais as pastagens são mais promissoras para cada propriedade.
Até o momento duas espécies de destacaram, a aruana (semente) e a tífton 85 (muda). “A avaliação por enquanto é positiva, mas precisamos ver como será o comportamento no inverno. É preciso notar o desenvolvimento de cada uma. Toda espécie tem uma peculiaridade”, antecipa o engenheiro. *** Pasto é a base alimentar.
Em Siderópolis estão cadastrados cerca de 60 produtores de gado leiteiro e de corte e a alimentação é a maior preocupação de todos. “O pasto é fundamental porque é a base alimentar da produção. Se ficar comprando ração o produtor não sobrevive”, argumenta o veterinário da Prefeitura, Leomar Dalcin.
Rio Jordão Alto, próximo ao Costão da Serra, será outra localidade a receber os experimentos que até então eram feitos somente no banco demonstrativo da Epagri em Urussanga. Antes disso, porém, os produtores sairão a campo para uma avaliação do que já foi feito.
Informações:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Siderópolis