You are currently viewing Governador Raimundo Colombo prestigia posse da FECAM

Governador Raimundo Colombo prestigia posse da FECAM

O governador Raimundo Colombo prestigiou a posse dos novos Conselhos Executivo e Fiscal da Federação Catarinense de Municípios para o mandato 2015-2016, realizada nesta quarta-feira, 28 de janeiro, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis. A solenidade aconteceu logo após a Assembleia Geral Ordinária de Eleição.
Uma centena de prefeitos, executivos das Associações de Municípios e diversas autoridades também estavam presentes.
Em seu breve discurso, o governador salientou a importância de cada uma das prefeituras e disse que o Executivo vai continuar sendo parceiro dos Municípios e da FECAM.
Ao entregar o cargo, o então presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, disse que vai manter a mesma lealdade que recebeu de Jose Claudio Caramori, quando 1º vice-presidente da FECAM. Lembeck assume agora a 1ª vice-presidencia.
Em seu discurso de posse, Jose Claudi Caramori disse estar imensamente grato pela oportunidade de presidir a FECAM que é uma das entidades mais importantes do Brasil e que muito representa na vida de todos os prefeitos, "uma vez que oportuniza através desses instrumentos nos tornar administradores mais eficientes e também preparar os nossos assessores para que possamos com um todo sermos servidores públicos com resultado positivo".

Veja a entrevista com Caramori:

Gestão na FECAM
Será continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado, "essa forma estabelecida no estatuto da FECAM é muito inteligente e muito participava quando oportuniza todos os partidos políticos, aos quais pertencem os prefeitos terem a oportunidade de galgar o cargo de presidente, vice-presidente ou secretários, beneficiando todas as regiões do Estado".
Caramori já compôs o Conselho Executivo, como 1º e 2º vice-presidente. "Trata-se de uma transição de continuidade, certeza que continuaremos fortalecendo a gestão pública municipal, não perdendo a visão de consolidação como federação com resultados positivos para seus associados, mantendo os valores de integração, moralidade, credibilidade, comprometimento reforçando o desejo de manter os parceiros, que são instrumentos essenciais para o exercício dos objetivos da instituição e que compõem o Sistema FECAM – EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal), CIGA (Consórcio de Informática na Gestão Pública) e ARIS (Agencia Reguladora de Saneamento Básico).
"Vamos trabalhar em consonância com o nosso Conselho Executivo e Fiscal, observando atentamente a palavra dos presidentes das Associações de Municípios de Santa Catarina que compõem o Conselho Deliberativo, tudo isso subordinado a Assembleia Geral Ordinária que é a voz maior dos 295 prefeitos que compõem a federação", disse.
Corpo Técnico
"Meu o respeito absoluto e o desejo de manter o fortalecimento deste corpo técnico que é extremamente qualificado com profissionais comprometidos. Pretendemos manter a estrutura humana da instituição sempre fortalecida e resguardada para que exerçam um trabalho de longo prazo em favor de todos os municípios".
Prefeitos
"Temos compromisso com todos os prefeitos catarinenses, de bem representá-los, de manter o movimento municipalista com todas as nossas pautas permanentes acesas, as conquistas obtidas não significam que podemos esmorecer, temos muito a seguir e vamos tratar disso no XIII Congresso Catarinense de Municípios, em março, em Florianópolis".

Movimento Municipalista
"Manter sintonia com a Confederação Nacional de Municípios para que não percamos o formato de consenso e de força com os mais de 5.500 municípios do país. Buscar o pacto federativo, as reformas necessárias, política, partidária, tributária administrativa e acima de tudo fazer com que seja realidade o nosso sonho e a nossa necessidade de aumentar as receitas municipais".

Pacto Federativo
Se não for possível mexer nas receitas próprias que as transferências sejam mais justas e possamos ter dentro do Fundo de Participação dos Municípios a inclusão das contribuições e do imposto de exportação, cuja perda é significativa nos últimos anos, elevar gradativamente até alcançar a meta de 30% de participação do bolo tributário nacional.

Sede Própria
"Uma meta específica que já vem sendo tratada e conduzida com muita capacidade pelo corpo técnico, coordenado pelo presidente e que passa agora a ser 1º vice-presidente Hugo Lembeck, na obtenção da sede própria para que tenhamos condições físicas de trabalho, atendimento aos prefeitos, associações Municípios e de abrigar os funcionários do Sistema FECAM – EGEM, ARIS e CIGA".

Parcerias
"Manter e ampliar aquilo que já se estabeleceu em termos de relacionamento institucional a começar pelo governo estadual, governo federal, Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, imprensa catarinense que nos dá espaço e possibilidade de mostrar o que estamos fazendo e dar transparência aos nossos atos e buscar incansavelmente a excelência no serviço público, instrumento de suma importância que vem sendo desenvolvido com muita competência e que nós queremos manter e fortalecer.
Na relação com o governo do Estado temos confiança absoluta no governador Raimundo Colombo no seu segundo mandato. Ele que já foi prefeito e sabe das necessidades dos prefeitos e já demonstrou através de uma ação exemplar que foi o Fundam – o Fundo de Apoio aos Municípios a certeza que teremos mais uma vez a reedição desse programa de modo a fortalecer ainda mais essa interação entre Estado e Municípios atendendo assim as demandas do povo catarinense".