Uma reunião na primeira quinzena de fevereiro entre os veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) da região da AMREC deve definir os primeiros estabelecimentos que receberão auditorias em busca do selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção). A comissão Pró-SISBI vem se reunindo desde outubro de 2014, com o objetivo da adesão do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da AMREC (CIASAMREC) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A comissão padronizou as leis, decretos e formulários dos 12 municípios associados. No momento esta documentação está sendo encaminhada para aprovação nas câmaras de vereadores dos municípios. A comissão Pró-SISBI foi criada em reunião do CIASAMREC, e segundo o diretor administrativo do CIASAMREC, o médico veterinário Felipe Bez Fontana Cambruzzi, a expectativa é que o selo seja obtido ainda em 2015. "O processo para obtenção do selo precisa passar por vários trâmites junto ao MAPA, por isso trata-se de um trabalho em longo prazo", explica. Ainda segundo Cambruzzi, já está sendo construído um programa de trabalho, exigência do Ministério da Agricultura, onde se faz um planejamento das ações de todos os municípios associados no consórcio. "Uma das ações que temos que desenvolver é o levantamento de todos os estabelecimentos dos municípios da região da AMREC", afirma. Depois de construído o programa de trabalho, ainda há o tramite no Ministério para aprovação deste programa.
Comissão – A Comissão Pró-Sisbi foi montada com o intuito de discutir, organizar e padronizar todas as legislações e ações dos municípios a fim de obter o selo SISBI para o CIASAMREC, e por conseqüência os municípios associados.