A portaria do Ministério da Saúde prevê incentivo financeiro para instalação e manutenção do serviço em nível federal e estadual, para aquisição de equipamentos e contratação de funcionários exclusivos para atendimento 24horas, além da instalação de uma câmara fria. Ainda está em estudo a forma de rateio entre os municípios e a data para que o SVO começa a funcionar de forma macrorregional.
Samu
Durante a reunião ainda foi abordado como está funcionando o SAMU, com a presença da contadora Gislene Sotero e equipe de Morro da Fumaça. Hoje a contadora do município de Morro da Fumaça é a responsável por contabilizar as despesas do serviço, que é rateado entre os municípios. Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 13 de novembro, em Morro da Fumaça, somente para tratar do assunto, podendo ser definida uma nova forma de rateio, já que novas bases foram instaladas.
Hospital São José
O andamento e evolução da recontratualização do Hospital São José, de Criciúma, para prestação de serviços aos usuários do SUS também foi debatido na reunião. Uma primeira reunião foi realizada em Florianópolis no dia 22 de mês outubro, e uma nova reunião para acertar os últimos detalhes do contrato acontecerá na próxima quarta-feira (12/11) em Criciúma. Nessa reunião deverá ser definido os serviços e quantidades que o Hospital irá credenciar pelo SUS. A direção do São José vem reclamando da falta de pagamento, e já os municípios vem se queixando da falta de atendimento.