You are currently viewing Iniciado os estudos para adesão ao SISBI

Iniciado os estudos para adesão ao SISBI

Os médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) da região da AMREC, que fazem parte da comissão Pró SISBI, reuniram-se na sede da Associação esta semana para padronizar as leis, decretos e formulários dos 12 municípios associados. O objetivo é a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A comissão Pró SISBI foi criada na última reunião do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da AMREC (CIASAMREC), e segundo o diretor administrativo do CIASAMREC, o médico veterinário Felipe Bez Fontana Cambruzzi, os trabalhos foram iniciados com o estudo da lei municipal de criação do SIM dos municípios participantes da Comissão. "Foi diagnosticado que alguns municípios terão que revogar suas leis, que são antigas e defazadas, e aprovar novas", explica Cambruzzi. Ele ainda relata que foi feito um minucioso trabalho de análise dos decretos que regulamentam os SIM´s, onde alterações estão sendo propostas até se chegar em um modelo de inspeção desejado por todos os municípios. "Depois desse trabalho será encaminhado os modelos de lei, decreto e anexos para todos os 12 municípios associados ao consórcio CIASAMREC, para a sua aprovação junto às câmaras de vereadores e aos executivos municipais" explica o diretor do CIASAMREC.
Estiveram presentes na reunião os veterinários de Lauro Muller, Oylson José dos Santos; de Criciúma, Mayara Vieira Tizatto; de Urussanga, Diego Heinzen; de Içara, Saulo Da Boit Goularte; de Siderópolis, Leomar Dalcin; da EPAGRI e responsável pelo SIM de Balneário Rincão, Marcelo Silva Pedroso.

Comissão – A Comissão Pró Sisbi foi montada com o intuito de discutir, organizar e padronizar todas as legislações dos municípios que têm interesse no selo SISBI.