Segundo o responsável pelo Movimento Econômico Sergio Tiscoski, quando implantado no norte do Estado, a estatística era de a cada 10 caminhões abordados, oito não apresentavam nota fiscal. "Hoje a cada 10, um não tem nota", afirma. Na próxima semana acontece à seqüência de treinamento com os 12 fiscais tributários concursados dos municípios da AMREC. Na próxima etapa, será iniciadas blitz educativas, sempre acompanhados da presença de um policial militar. "Não queremos sair aplicando multas, e sim conscientizar o motorista", afirma Sergio.
Durante a reunião foi apresentado aos presentes a logo, e como ficará o boné e os coletes que já estão em orçamento. Um veículo para uso durante a fiscalização já foi adquirido pela Associação.
Gestão Econômica
Ainda no encontro hoje foi apresentada a metodologia de Gestão e Sustentabilidade do Imposto Sobre Serviço de Quaisquer Natureza (ISSQN), do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que será testado pelos municípios nos próximos meses, pelo Assessor Institucional, Paulo Gabriel Ferreira Lage, e o assessor de relações institucionais, Leandro Villamarim Maia. No período da tarde houve a demonstração do sistema.
O município de Lauro Muller, pioneiro na região, já vem trabalhando com o sistema, e segundo o fiscal de tributos, Ricardo Fontanella, no primeiro mês de funcionamento o sistema já aumentou em 60% arrecadação com ISSQN, na comparação com o mesmo período do ano passado.
No dia 23 de setembro acontece na AMREC um seminário sobre o ISSQN, sendo que os testes para implantação devem ser iniciados entre os meses de setembro e novembro. "A implantação dos programas é fruto da união dos prefeitos da região, o que resultará na melhoria da saúde econômica dos municípios, e por consequência, a melhora no atendimento aos anseios da população da região", disse o presidente da AMREC e prefeito de Lauro Muller, Fabrício Kusmin Alves.