You are currently viewing Carta "Criança Feliz" será enviada ao governador

Carta "Criança Feliz" será enviada ao governador

Os prefeitos da Associação do Municipios da Região Carbonífera, secretários de saúde, vereadores de Criciúma e o promotor público Darlam Dias, estiveram reunidos nesta manhã no plenarinho da AMREC para discutir uma solução para o Hospital Santa Catarina. Como encaminhamento, a reunião deliberação de uma carta, intitulada "Criança Feliz", que será enviada para o governador, solicitando uma audiência para tratar do assunto, cobrando uma posição do Governo do Estado.

O prefeito de Criciúma, Marcio Burigo, pediu uma mobilização da região para buscar a estadualização ou federalização do hospital, a fim de conseguir manter os custos. "Precisamos que todos falemos a mesma língua. Depois de pronto o hospital terá um custo de 3,5 milhões e Criciuma não tem como manter", declarou o Burigo, lembrando que o Hospital atende Crianças não só da região da AMREC, mas de outras regiões do Sul do estado e até da região serrana.

Para o presidente da AMREC e prefeito de Lauro Muller, Fabrício Kusmin Alves, é preciso buscar uma alternativa para o hospital, o custo é muito pesado para Criciúma. "O hospital atente a região. Fica difícil para Criciúma. Sei desde problema. Lauro Muller, por exemplo, tem hospital municipal onde são investidos 35% do orçamento na área da saúde, enquanto por lei seria de 15%. Vamos tentar uma solução junto ao Governo de Estado. Vamos tentar uma audiência em Florianópolis, junto com os prefeitos para buscar mais recursos", disse Fabrício.

O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, sugeriu que seja criada uma carta intitulada "Criança Feliz", pedindo uma audiência com o Governador, onde seria explanada a situação da região e cobrada uma posição junto ao Governo do Estado. A proposta foi aprovada pelos presentes.