O coordenador de obras ferroviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Gean Carlos Trevisolo esteve nesta segunda-feira, dia 26, na Associação Empresarial de Criciúma explanando alguns dados da ferrovia litorânea. Gean iria participar do evento durante a tarde, mas por problemas com o tempo, o avião não conseguiu aterrissar em Criciúma. Ele chegou à cidade, por volta das 21 horas.
Trevisolo confirmou o prazo para a entrega do projeto base da ferrovia para dezembro, e que a partir dele já será possível lançar o edital da obra. "Temos até maio de 2014 para finalizar o Projeto Executivo, mas a partir do projeto base, já teremos condições jurídicas para lançar o edital de licitação", informa Gean Trevisolo. Ainda de acordo com o Coordenador, a Ferrovia Litorânea, que futuramente pode se ligar a Ferrovia do Frango, no Norte do Estado, é a "menina dos olhos" do Dnit.
Neste segundo momento, Fontana fortaleceu ao representante do Dnit a fragilidade do Sul e questionou sobre as condições jurídicas de licitação, já que no próximo ano ocorrem eleições. "Vamos ter condições jurídicas e legais de licitar a obra já no término do projeto base", assegura Gean. Na oportunidade o deputado federal Ronaldo Benedet questionou sobre o transporte de passageiros e foi informado que o projeto não está previsto esse tipo de transporte, mas que é possível realizar um estudo de demanda. "Temos que saber se vale ou não investir nesse tipo de transporte. Se o Estudo indicar que é viável poderemos sim, no futuro, investir em terminais e realizar esse tipo de operação", diz o coordenador do Dnit. Benedet informou que irá solicitar ao Dnit este estudo.
Fontes:
Franciele Fernandes – Assessoria de comunicação dep. Federal Ronaldo Benedet
Paula Darós Darolt – Novo Texto Comunicação