You are currently viewing Seminário Regional da Defesa Civil reúne mais de 100 pessoas na Amrec

Seminário Regional da Defesa Civil reúne mais de 100 pessoas na Amrec

Mais de 100 pessoas participaram do Seminário Regional da Defesa Civil de Santa Catarina. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) nesta quarta-feira, 21, reunindo lideranças de municípios da Amrec e Amesc. Sob o tema, "Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre: Preparando-se para o Futuro", o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, proferiu palestra e fez a entrega de equipamentos de Defesa Civil aos municípios.

O vice-presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin – que, na ocasião, representou o presidente da entidade e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre – agradeceu o Governo do Estado por oportunizar a realização do seminário no sul. "As informações expostas aqui vem de encontro com o que precisamos: obter maiores conhecimentos e alternativas para buscar soluções para os desastres. Nenhum município está imune a estes problemas, precisamos nos organizar para dirimir as dificuldades", ressaltou. Já o prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette, representou a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) na oportunidade.  "Nossa região é da agricultura, sabemos da importância desta conferência para todos os municípios", observou.  

Capacitar quem trabalha com a Defesa Civil, investir na prevenção e manter o cidadão informado. De acordo com o secretário Milton Hobus, a estruturação dos municípios vai mudar a percepção dos catarinenses em relação aos desastres. "O cidadão precisa ter o sentimento de autoproteção. O diferencial será a informação, disponibilizada de forma rápida, para que a população consulte sobre o clima em sua cidade", relatou o secretário. Hobus também informou que será feito o mapeamento de áreas de risco no estado. "De fato, a nova Defesa Civil trabalha na prevenção, envolvendo órgãos do Estado, em parceria com os municípios", salientou.   

No total, serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Entre os temas abordados, estão os procedimentos administrativos e jurídicos, a Gestão de Risco e Desastre e Gestão de Desastres. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais de diversas áreas sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

Além do treinamento, cada município recebeu um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também foram entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas, para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

O município de Tubarão sedia o evento no dia 22 e Palhoça no dia 23. As inscrições para os seminários regionais podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM – http://www.egem.org.br/.

 

Assessoria de Imprensa da Amrec (com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Defesa Civil)
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br