You are currently viewing ACIC elenca reivindicações ao Ministro do Trabalho e Emprego

ACIC elenca reivindicações ao Ministro do Trabalho e Emprego

Encontro da classe empresarial com o Ministro Manoel Dias aconteceu nesta segunda-feira (29), em Criciúma

Com o intuito de intensificar a competitividade do setor produtivo brasileiro, a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) entregou nesta segunda-feira (29) ao Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, um documento com solicitações voltadas à reforma trabalhista no país. O encontro aconteceu na sede da instituição e contou com a presença de entidades empresariais, sindicatos patronais e lideranças políticas da região Sul de Santa Catarina.

De acordo com o presidente da ACIC, Olvacir Bez Fontana, são necessários investimentos em qualificação de mão de obra, incluindo a educação como foco para o desenvolvimento da produtividade nacional, além de reforma tributária, desoneração dos encargos trabalhistas, aperfeiçoamento de infraestrutura e logística, entre outras. "Precisamos enfatizar que estamos enfrentando um choque entre capital e trabalho, e estas duas premissas devem andar juntas, não existe apenas um lado. Somos um país com PIB que tem crescido menos que a maioria dos países da América Latina. Estamos atrasados e mudanças precisam ocorrer. Isso implica um modelo de crescimento e desenvolvimento da capacidade produtiva por meio da educação, do conhecimento e da flexibilização das leis trabalhistas para maior afinação entre capital e trabalho", pontuou Fontana.

O Ministro concordou com a ACIC ao enfatizar que os investimentos massivos na educação são necessários para o Brasil se destacar como uma nação em potência. "E o Ministério possui o papel fundamental de protagonizar grandes debates como este, com o objetivo de construirmos um país melhor para todos. Estamos em uma democracia em que existe vez e voz tanto para os empresários como para os trabalhadores. A educação é uma revolução permanente e o que nos falta ainda, porém, é qualificação, ou seja, inovação em mão de obra capacitada para melhorarmos a qualidade dos serviços. Vamos estudar todos os itens do documento entregue pelos empresários e darei uma resposta em breve. Quero ser útil para o Sul e parceiro da região", enfatizou Manoel Dias.

A ACIC aproveitou a oportunidade para se posicionar favorável à pauta apresentada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a qual elenca 101 sugestões de modernizações trabalhistas, como o desenvolvimento de estratégias para o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

 

Fonte: Novo Texto Comunicação 
          novotexto@agencianovotexto.com.br