As potencialidades turísticas dos 12 municípios da Amrec serão elencadas através de um Diagnóstico de Turismo. Com pesquisa de campo, propostas de reestruturação, treinamentos e planejamento do setor turístico, o projeto foi oficializado na noite desta segunda-feira, 22, durante evento na Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma. Na ocasião, foi assinada uma Carta de Intenções entre Satc e Amrec para a realização do diagnóstico, bem como a descentralização de R$ 60 mil do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo, repassado à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, para a elaboração do projeto.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, 12% do PIB de Santa Catarina é produzido pela indústria do lazer sendo, inclusive, o Estado que mais divulga e valoriza o turismo. "Precisamos otimizar o setor e os municípios precisam estar preparados para receber o turista, priorizando projetos coletivos com maior apelo para o desenvolvimento", comentou. "Vamos construir uma grande parceria e, a partir de agora, aproveitar muito mais as riquezas que temos em nossa região. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado, nas pessoas dos secretários Beto e Vampiro, por este convênio", salientou o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre.
O objetivo do projeto é a regionalização do turismo, propondo um modelo de gestão, com ênfase nos Conselhos Municipais de Turismo para a busca de recursos, reforçando as instâncias de governança. "Vai despertar um nicho mercadológico, levando desenvolvimento para todos os municípios da Amrec", resumiu o coordenador dos cursos de Administração, Secretariado e Guia de Turismo da Satc, Ari Azambuja.
"Esta análise vai engrandecer e tornar cada vez mais visitada a nossa região. A Satc vai fazer o levantamento em um prazo de seis meses e, oportunamente, fará um exame das propostas regionalizadas, trazendo benefícios para todo o sul", ressaltou o presidente de Honra da Satc, engenheiro Ruy Hülse. Todo o processo será coordenado pela Satc e executado por uma equipe multidisciplinar, formada por 14 profissionais, que percorrerão mais de 11 mil km em toda a região. Para Martins, é importante regionalizar o produto, focar em diagnóstico e planejamento com profissionalismo. "A maior propaganda que fazemos do turismo é aquela que o próprio turista leva para casa", sugeriu o secretário.
Prefeitos, vices, secretários de Turismo dos municípios da Amrec, secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, o presidente da Santur, Valdir Walendowski, entre outras autoridades, estiveram presentes no evento.
Assessoria de Imprensa da Amrec
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br