Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se reuniram nesta sexta-feira, 28, na sede da entidade, para discutir assuntos relacionados à saúde regional. O projeto de castração de animais do Unibave foi apresentado aos gestores, bem como importantes demandas trazidas pelo Colegiado de Saúde da Amrec. "Estas reuniões servem para aproximar os municípios e as dificuldades trazidas podem ser resolvidas por meio de debates, que unificam os encaminhamentos a serem efetuados", ressaltou o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre.
A presidente do Colegiado de Saúde da Amrec e secretária de Saúde de Nova Veneza, Santina Izé Rosa, esclareceu assunto relacionado ao profissional de medicina que atua nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Segundo ela, a dificuldade inicial é ter médicos disponíveis para contratação na Amrec para desenvolverem as atividades nas ESF's por oito horas/dia. "Ocorre que por vários motivos os médicos acabam atuando por quatro ou seis horas, o que desencadeou assinaturas de Termo de Ajuste de Conduta com as Promotorias Públicas da região", explicou Santina. Conforme ela, a sugestão do colegiado é estabelecer um salário médio na região para todos os profissionais médicos que atuam nas ESF's e que todos os municípios cobrem a mesma carga horária, conforme Portaria nº 2.488, de 21/10/2011 do Ministério da Saúde. "Este é o momento de nos ajudarmos para melhorar a situação e ver que norte podemos tomar juntos", salientou.
O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, disse que este é um problema grave e que mesmo com os esforços da Amrec, será necessário estender o assunto para a Fecam. O prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, sugeriu a elaboração de uma nota oficial explicando as dificuldades, a ser encaminhada para deputados, governador e presidenta da República. Já o vice-presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, propôs levar o problema também aos promotores de Justiça. "Isso é muito sério, tem a questão da carga horária, o percentual de cumprimento. Os promotores precisam sentir a dificuldade que temos com a contratação de médicos. E essa dificuldade é nossa", relatou o prefeito.
Para o presidente da Amrec, é necessário buscar alternativas e médicos para trabalhar. "Com relação ao assunto polêmico sobre a saúde na região, vamos trabalhar em conjunto entre os municípios para dirimir os problemas e encontrar soluções, priorizando a qualidade dos serviços para atender melhor o cidadão", assegurou Lei Alexandre. Conforme o presidente, o assunto será encaminhado nos próximos dias.
Projeto de castração de animais é apresentado pelo Unibave
O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Elcio Willemann e o vice-reitor e coordenador da Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza, participaram da reunião de prefeitos para apresentar um projeto de castração de animais. Segundo o reitor, a ideia é construir uma unidade móvel para castração, com a finalidade de diminuir os custos com logística. "O controle de cães e gatos é fundamental para a promoção da saúde humana, ambiental e animal, para a vigilância epidemiológica, controle de zoonoses e demais agravos envolvendo esses animais, como agressões a seres humanos. Precisamos de programas de esterilização", sublinhou o vice-reitor. Realizar castração, identificação de animais, palestras, atividades educativas e auxílio no senso populacional são os objetivos do projeto.
O prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, propôs fazer a elaboração de projeto para buscar recursos e constituir um grupo de trabalho para encaminhar as ações com os secretários de Saúde. "Vamos tentar cadastrar o projeto para alocar recursos do Estado. Os secretários também podem formar um grupo de trabalho e discutir em suas reuniões para buscar encaminhamentos e diminuir custos", sugeriu. O presidente da Amrec solicitou que dentro de 15 dias esteja formado o grupo de trabalho entre os secretários de saúde.
Participaram da reunião os prefeitos de Balneário Rincão, Décio Góes; Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Forquilhinha, Lei Alexandre; Lauro Müller, Fabricio Kusmin Alves; Nova Veneza, Evandro Gava; Siderópolis, Hélio Cesa; Treviso, João Réus Rossi e de Urussanga, Johnny Felippe. Estiveram presentes ainda os vice-prefeitos de Criciúma, Verceli Coral, de Içara, Sandro Giassi Serafim e de Morro da Fumaça, Marci Sartor.
Assessoria de Imprensa da Amrec
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br