No dia 25 de abril de 1983, foi fundada a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Sete municípios faziam parte da entidade, integrada por Criciúma (sede), Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Posteriormente veio Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso. No dia 18 de maio de 2004, a Amrec oficializou a entrada de Orleans. Hoje, a associação conta com 12 municípios, após a integração do município de Balneário Rincão.
Os principais objetivos da Amrec são ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios. A entidade visa fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a modernização das administrações públicas locais, com a capacitação dos servidores públicos municipais, a eficiência do controle interno, a organização dos serviços e ações junto à comunidade local e regional; além de atuar conjuntamente com a entidade representativa dos legisladores municipais; reivindicar, apoiar e defender os interesses das administrações municipais; propor, coordenar e executar medidas que correspondam com a efetiva concretização do desenvolvimento integrado e sustentável com vistas a inserção do município no processo; entre outros.
A Amrec é originária da Amsesc, que ia desde Lauro Muller, Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, até Praia Grande, Passo de Torres e São João do Sul. Em 1983, foi desmembrada em duas associações: Amrec e Amesc. O atual presidente da entidade é o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, eleito no mês de abril e permanecendo no cargo durante todo o ano de 2013.
Assessoria de Imprensa da Amrec
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br