Gestores de Turismo da Amrec estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 20, com o intuito de discutir projetos e rotas turísticas para a integração dos municípios. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e contou com a participação de representantes de Criciúma, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga e da Satc. "Nossa intenção é reunir os municípios para haver respaldo nas decisões, trabalhando no sentido de integrar e alcançar maior abrangência com uma base forte", ressalta a diretora de Turismo e Cultura de Urussanga, Daniela Mondardo.
Um dos assuntos discutidos foi o projeto de sinalização turística da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) para a colocação de placas indicativas nos municípios da região. Ficou definido que cada gestor deverá trazer para a próxima reunião do grupo oito ideias de placas de sinalização turística, contendo os principais atrativos do município. Destas, deverão ser aprovadas quatro, que serão confeccionadas e instaladas nos locais adequados. No entanto, dependendo do total geral, a SOL pode aprovar um número maior, esclarece a diretora de Turismo e Cultura de Urussanga. "Decidimos aguardar até que todos estejam com este planejamento pronto e também para que as cidades que querem placas em outros municípios entrem em contato com os mesmos para propor uma parceria", afirmou.
O secretário de Cultura e Turismo de Nova Veneza, Giliard Cesconetto Gava, disse estar bastante otimista com relação ao projeto de sinalização e ainda sugeriu que, pelo menos uma vez por semana, seja realizada uma reunião entre os gestores. "Precisamos pensar no turismo regionalmente. Só a partir daí será possível mudar o conceito", salientou. A próxima reunião dos gestores ficou marcada para terça-feira, 26, às 15 horas, na Amrec.
Participaram do encontro o secretário de Cultura e Turismo de Nova Veneza, Giliard Cesconetto Gava; diretor de Turismo de Nova Veneza, Daniel Dal Sasso Borges; diretor de Turismo de Siderópolis, Cristiano Cancelier; diretora de Turismo e Cultura de Urussanga, Daniela Miotelo Mondardo; professor da Satc, Eduardo Just; diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail; diretora de Cultura de Sideópolis, Dalvani Baesso; bióloga Micheli Ribeiro Luiz e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Içara, Claudinei Rebelo.
Curso técnico de Guia Turístico
A convite do município de Siderópolis, o professor da Satc, Eduardo Just, marcou presença na reunião para informar sobre a realização de um curso técnico em Guia de Turismo Nacional. Segundo ele, as inscrições serão abertas para o segundo semestre e as aulas devem ocorrer no período noturno. "Estamos buscando apoio dos municípios para fechar uma nova turma com 25 alunos", pontuou Just. O curso é reconhecido pelo MEC, com emissão de carteira de guia turístico e tem a duração de dois anos. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.portalsatc.com/.
Assessoria de Imprensa da AMREC
Diene Lemos
(48) 3438-3000 / 9921-2419