You are currently viewing Içara comemora 51 anos de emancipação

Içara comemora 51 anos de emancipação

O município de Içara comemora, neste domingo, dia 30, 51 anos de emancipação político-administrativa. Pertencente à Microrregião da Região Carbonífera, Içara possui uma área de 294.13 km² e sua população gira em torno de 60 mil habitantes.

HISTÓRICO

A origem do nome Içara vem de Içaroba, espécie de palmeira muito comum na época da colonização que teve início com a vinda de açorianos. Com o passar dos tempos, a região atraiu pessoas em virtude da qualidade do solo fértil à agricultura. Após os açorianos, chegaram italianos, poloneses e alemães provenientes de Criciúma e Urussanga. A etnia negra também faz parte da colonização de Içara.

Com a construção da Ferrovia Dona Theresa Christina (transporta carvão de Criciuma a Capivari de Baixo, atravessando o centro de Içara, cortando a Rua Marcos Rovaris ao meio, onde existe uma pequena estação) e a chegada dos Imigrantes, a cidade de Içara é elevada a Distrito de Criciúma.

Em 20 de dezembro de 1961 é criado o município de Içara com sua instalação efetivada no dia 30 do mesmo mês. Emancipada politicamente pela força de seus cidadãos a cidade cresceu e hoje encontra espaço entre os principais municípios do estado. É conhecido por suas praias, lagoas, plataformas de pesca, museus e também chama a atenção por seus sítios arqueológicos, com sambaquis dos índios Xoklengs.

Localizado a 200 km da capital Florianópolis o município faz limite com Criciúma, Morro da Fumaça, Araranguá, Sangão e Jaguaruna. Atualmente possui mais de 60.000 habitantes, distribuídos em 315,6km² de extensão territorial, chegando a ter no verão ter mais de 150 mil moradores.

BELEZAS DE IÇARA

Banhada pelo Oceano Atlântico Içara possui um litoral de 13 km de lindas praias e lagoas entre as quais se destaca a Praia do Rincão que foi palco, na última temporada, da final do concurso Garota Verão que pela primeira vez em 14 anos foi realizado no litoral Sul. Privilegiada pela natureza a cidade tem sete lagoas, sendo uma de água salgada e as outras seis de água doce – a maioria própria para a pesca.

Içara ainda oferece aos seus visitantes quatro possibilidades de conhecer em detalhes cada etapa de sua história através dos museus: Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes; Museu Ferroviário Anselmo Cargnin; Museu Sacro Capela Santo Antonio; Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

As principais atividades econômicas são a apicultura, confecção, metalúrgica, indústria descartáveis (maior produtora da America Latina), também é forte na produção agrícola e no turismo. No final do mês de agosto será resgatada a Festa do Agricultor quando também acontece a primeira edição da Festa Nacional do Mel.

Em dois anos Içara estará completando 50 anos. Visite a cidade mais doce de Santa Catarina, conheça seu povo hospitaleiro e acolhedor e desfrute das maravilhas que este município proporciona.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Içara