A FECAM, em parceria com as Associações de Municípios, apresentará aos municípios mais um serviço na área de gestão público: é o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SDMS. O objetivo é fornecer informações municipais de várias áreas para a promoção do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. A apresentação do sistema será feita às 9 horas, do dia 19 de abril, durante a abertura do X Congresso Catarinense de Municípios, no Centrosul, em Florianópolis.
O SDMS fornecerá duas ferramentas: o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS e o Banco de Indicadores. O primeiro avalia o nível de desenvolvimento sustentável de cada município catarinense. A régua usada para o IDMS vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais sustentavelmente desenvolvido é o município. O índice vai medir quatro áreas: sociocultural (educação, saúde, cultura e habitação), econômica (economia e renda), ambiental (meio ambiente) e político-institucional (gestão e finanças).
Já o banco de indicadores traz planilhas, gráficos e séries históricas de indicadores, além daqueles utilizados no IDMS. O banco é um espaço para livre consulta e coleta de dados, que pode ser alimentado com novas pesquisas a qualquer tempo.
Todas as informações são recolhidas em fontes oficiais nas três esferas: municipal, estadual e federal.
Para pesquisar o SDMS, basta acessar o endereço: www.indicadores.fecam.org.br que estará disponível a partir do dia 19 de abril. Mais informações: indicadores@fecam.org.br
Siga-nos: @FECAM_SC