A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, em comemoração ao dia mundial da água comemorado pela Organização das Nações Unidas – ONU neste 22 de março, lança o Programa "Água: preserve, use e viva!".
O Programa "Água: preserve, use e viva!" consiste em ações paralelas às desenvolvidas pela ARIS rotineiramente, com quatro grandes eixos de ação:
1) Proteção das nascentes e pontos de captação dos mananciais superficiais de água para consumo humano;
2) Elaboração de material didático para os alunos das redes pública e privada de ensino;
3) Diminuição das perdas de água pelas operadoras de abastecimento de água potável;
4) Incentivo à adoção de medidas de reuso da água potável e aproveitamento das águas das chuvas.
Para a efetivação dos quatro eixos do Programa "Água: preserve, use e viva!", a ARIS buscará o apoio de entidades públicas e privadas, entre elas as Associações de Municípios, a CASAN, as Autarquias Municipais de Água e Esgoto, o Ministério Público, os Comitês de Bacia, o Governo do Estado, a Agência Nacional de Águas – ANA, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, entre outros.
A primeira ação concreta da ARIS será a elaboração, em parceira com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, de projeto piloto para o monitoramento e a proteção dos pontos de captação de água nos sete municípios daquela microrregião de Jaraguá do Sul, a fim de preservar a água bruta captada pelos prestadores de serviços e que será destinada para consumo humano.
Os demais eixos do Programa "Água: preserve, use e viva!" serão desenvolvidos ao longo de 2012 e 2013, sempre em parceria com os órgãos estratégicos. Todos os eixos do Programa "Água: preserve, use e viva!" serão realizados, primeiramente, através de projetos pilotos. O objetivo é replicá-los para todas as regiões do Estado de Santa Catarina.
Segundo o presidente da ARIS e prefeito de Capão Alto, Antônio Lopes Coelho Junior, o objetivo do Programa "Água: preserve, use e viva!" é justamente mobilizar a sociedade, de forma concreta e efetiva, com ações que proporcionam a preservação e o uso racional da água, bem natural escasso na natureza.
Para o diretor geral da agência, Marcos Fey Probst, o Programa "Água: preserve, use e viva!" busca equacionar um problema central no Brasil: o uso irracional da água. "É o caso das perdas de água no serviço de abastecimento de água. Hoje, no Brasil, as perdas de água variam entre 37% a 42%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento – SNIS, divulgado pelo Ministério das Cidades. Essa perda produz prejuízos ambientais e econômicos", relata o diretor geral da ARIS.
Através do Programa "Água: preserve, use e viva!", a ARIS busca dar sua contribuição para a maior conscientização a respeito do uso, da preservação e da importância da água para o futuro da sociedade.
Fonte: ARIS.
Siga-nos no Twitter: @AGENCIA_ARIS