O 1º Seminário de Turismo e Cultura da região da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC ocorreu nesta quarta-feira, 7 de março. O evento, organizado pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, contou com total apoio da AMPLASC, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Campos Novos e da Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense – ACIRCAN. Participaram prefeitos, secretários, diretores e servidores municipais ligados à área do turismo e da cultura, assim como empreendedores do ramo.
Na ocasião também foram repassados kits para as bibliotecas dos municípios da AMPLASC, acontecendo paralelamente ao Seminário uma capacitação para os responsáveis pelas bibliotecas. O evento contou com importantes palestras e apresentações culturais da invernada artística camponovense. Três palestras foram proferidas durante o seminário. Instância de Governança, Região Turística Vale do Contestado, com o Wilson Luiz Macedo, presidente da CONTTUR, Turismo e Patrimônio com Simone Harger, Arquiteta e Urbanista e com Luca Poli, artista plástica e a palestra Comercialização, Promoção, Segmentação do Turismo com SEBRAE, com a Traute Limberger, consultora do SEBRAE/SC.
O semintário teve a presença do presidente da AMPLASC, Volcir Canuto, prefeito de Brunópolis, do vice-prefeito de Campos Novos, Jairo Luft, da prefeita de Celso Ramos, Inês Terezinha Pegoraro Schons, e do prefeito de Zortéa, Paulo José Franceski.
A assessora em Turismo e Cultura da FECAM, Raquel Pedroso Rodrigues, esteve no encontro para apresentar e discutir com os demais participantes a minuta de criação do Colegiado de Turismo e Cultura da região da AMPLASC. De acordo com Raquel, o objetivo da Federação é sensibilizar e orientar os gestores municipais em ações que visem o fomento da cultura e do turismo. Segundo a assessora, a FECAM apoia e incentiva a realização de eventos regionais nas duas áreas.
Ainda durante o seminário aconteceu a reativação do Conselho Municipal de Turismo de Campos Novos, COMTUR, que conta com representantes de hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, CDL, ACIRCAN, Fundação Cultural Camponovense, MTG-SC e Iniciativa Privada, e a apresentação do Núcleo de Empresários do Turismo de Campos Novos, que está diretamente vinculado à ACIRCAN, entidade que possui uma metodologia de funcionamento e apoio de outras entidades, o que garante o sucesso para os empreendimentos do setor.
Os presentes ainda apreciaram o "Sabor Cultural" com a degustação de produtos coloniais e industrializados do município de Campos Novos.
Com informações da ASCOM da Prefeitura de Campos Novos