A Confederação Nacional de Municípios (CNM) interessada em promover a troca de experiência municipais entre os gestores, promove no dia 1º e 2 de março o Seminário Experiência Municipal. O evento que começa as 8h30 da manhã no Hotel Manhatan em Brasília apresenta um painel às 9h30 para tratar de "Gestão Municipal: principais problemas, dificuldades e equívocos".
Diversas prefeitas visitaram a CNM nesta quarta-feira, 29 de fevereiro e estão ansiosas pelo Seminário que promete tratar de temas importantes como finanças e tributos municipais, alternativas para a execução dos programas sociais e questões jurídico/administrativas. Outra pauta que chamou a atenção foi a de desenvolvimento urbano e convênios.
Agência CNMA prefeita de São José dos Ramos (PB), Maria Aparecida, espera trocar importantes experiências com prefeitos de todo o Brasil. "Temos situações diferentes, mas podemos aprender muito uns com os outros". A prefeita de Pilar também na Paraíba, Virginia Veloso, participou da mobilização que ocorreu no dia 28 de fevereiro e ficou para participar do Seminário. Para ela o malabarismo financeiro que o Município faz para sobreviver pode servir de exemplo para outros gestores. "Vivemos somente com os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e queremos trocar experiências para finalizar bem o mandato e não repetir os mesmos erros se houver um próximo", relata Virginia.
Capacitação
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a expectativa é que a partir da construção compartilhada do conhecimento e de experiências sobre gestão pública municipal, os prefeitos possam se aprimorar. "Com o passar dos anos e com a constante transferência de atribuições para os entes locais, a gestão municipal passou a exigir um nível de capacitação cada vez maior dos agentes públicos. Por isso os prefeitos precisam trocar idéias, se atualizar para conhecer as boas práticas de gestão", explica.
O medo de terminar o mandato com problemas fiscais e legais assusta as prefeitas que esperam resolver todos os problemas do Município antes das próximas eleições. "É um desafio continuar na carreira política e ajudar meu Município", afirma Virginia.
Fonte: CNM