Na madrugada deste domingo, 26 de fevereiro, relógios das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal e Bahia devem ser atrasados em uma hora. Isso porque à meia noite de sábado para domingo termina o horário de verão, que teve início em 16 de outubro de 2011.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa para este período de 133 dias uma economia para o Brasil que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões. No período, de acordo com a ONS, ocorre uma diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW). Essa economia se dá pela redução do consumo de energia e maior aproveitamento da luz do sol durante o verão.
A decisão de utilizar o horário de verão cabe a cada Estado. Em geral, Estados das Regiões Norte e Nordeste não costumam aderi-lo, porém, este ano a Bahia resolveu aderir por conta de reivindicações de empresários, que queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
Carnaval
Por meio de um decreto, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou em 2008 que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Porém, como este ano a data coincidiu com o feriado do carnaval, o fim do horário de verão foi adiado de 19 para 26 de fevereiro.
Agência CNM, com informações do G1