Lauro Muller comemora aniversário nesta sexta feira(20)
James Watt viveu no Reino Unido entre 1736 e 1819 na era do desenvolvimento da máquina a vapor. Foi matemático, engenheiro e construtor de instrumentos científicos. Destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor que constituiu-se num passo fundamental para a revolução industrial do século XIX.
Com as melhorias implementadas por Watt no motor a vapor de Newcomen, o carvão mineral tornou-se um precioso produto gerador de energia barata capaz de movimentar maquinários para a industrialização, além de baratear a logística no transporte sobre trilhos e sobre águas. Barcos e locomotivas a vapor passaram a circular em várias partes do mundo, tendo como combustível principal o precioso carvão mineral.
Não foi por outro motivo que o governo brasileiro, ao tomar conhecimento da existência de carvão em terras catarinenses, resolveu enviar equipes de geólogos, técnicos e engenheiros contratados de países europeus para constatar a veracidade das informações.
A descoberta das jazidas carboníferas data de 1841 quando o Dr. Júlio Parigot, comissionado pelo Governo, visitou a região, em estudos geológicos. Os primeiros indícios da existência de hulha negra foram dados em Laguna por tropeiros, procedentes do planalto serrano, que estacionavam na localidade de Barro Branco. Juntando pedras, usando-as como pequenos fogões improvisados, notaram que muitas delas ardiam, logo ao iniciar a combustão.
Em 1861, o Governo celebrou contrato com o Visconde de Barbacena para a lavra de carvão mineral, numa área de duas léguas quadradas, várias vezes prorrogado e finalmente iniciado em 1880, produzindo pequena escala.
Em 1874, o Governo Imperial, por solicitação do Visconde de Barbacena, deu a um grupo inglês a concessão para construir a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, concluída em setembro de 1884 e inaugurada em janeiro do ano seguinte. Este fato de suma importância para a região motivou a exploração da primeira mina de carvão, no Quilômetro Um. Assim surgiu a localidade conhecida então por Estação das Minas, hoje Lauro Müller.
A 25 de setembro de 1905, a então Estação das Minas passou a ser denominada Lauro Müller, homenagem do engenheiro Álvaro Rodovalho Marcondes dos Reis ao então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, Lauro Severiano Müller.
Em maio de 1916, Henrique Lage reiniciou os trabalhos de extração do carvão, trazendo o engenheiro suíço Walter Veterlli, a fim de proceder a sondagem e conhecer as possibilidades das jazidas. Foi o mesmo nomeado gerente das então Minas de Lauro Müller, iniciando a exploração de carvão na localidade de Barro Branco.
A construção da estrada de ferro interligando-nos ao porto de Imbituba; e com a exploração da mina do Quilômetro Um, motivou a vinda de muitas famílias para esta região agora bem dotada de empregos e facilidades de locomoção e transporte da produção da agricultura familiar. Assim surgiram os primeiros mineiros e a colonização agrícola também foi intensificada. Famílias de comunidades vizinhas, de várias etnias, vieram fazer parte da história desta cidade. A mina do Quilômetro Um foi a primeira mina de carvão mineral do Brasil, o que dá a cidade de Lauro Müller o título de Pioneira na extração do Carvão Nacional.
Fonte: Site prefeitura de Lauro Muller
Mais informações: (48) 3464 3122
http://www.lauromuller.sc.gov.br/arquivosdb/basico1/0.345550001276783938_livro_lauro_muller.pdf