A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS acompanha a situação dos municípios que sofrem a estiagem no Oeste catarinense. A agência cobra dos prestadores de serviços as ações necessárias para atenuar os problemas enfrentados. Nesta terça-feira (10), os técnicos da ARIS estarão nos municípios de Marema e Palmitos, onde os problemas no abastecimento de água ainda prejudicam a população.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) registrou 64 municípios com decreto de situação de emergência por estiagem em Santa Catarina, até as 15h desta segunda (9), que juntos totalizam 413.732 pessoas afetadas.
Os 37 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, cujos serviços de abastecimento de água estão sob responsabilidade da ARIS, são: Águas de Chapecó, Águas Frias, Anchieta, Bom Jesus do Oeste, Caibí, Chapecó, Caxambu do Sul, Coronel Freitas, Cunhataí, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Guaraciaba, Guatambu, Ipuaçu, Iraceminha, Irati, Jardinópolis, Marema, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Ouro Verde, Palmitos, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste e Xanxerê.
Fonte: ARIS com informações da SDC.