Projeto oferece saúde para o trabalhador nas empresas

A mesma atividade profissional que sustenta pessoas e famílias, muitas vezes ocupa demais o tempo, impossibilitando os trabalhadores a cuidarem da própria saúde. A secretaria do sistema de Saúde obteve essa constatação ao identificar números abaixo da média em bairros de concentração mais alta de grandes empresas. Com o objetivo de prestar atendimento a esses cidadãos, o Governo de Criciúma lança um projeto que leva a saúde até as pessoas, por meio de um ônibus, o "Criciúma amiga do trabalhador". A apresentação do veículo equipado à comunidade ocorre em 6 de Janeiro, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, como parte da programação de eventos alusivos ao aniversário de 132 anos do Município.

O propósito principal projeto é disponibilizar atendimentos diretamente nas empresas com foco na prevenção realizados nas Unidades Básicas de Saúde. A unidade móvel terá exames preventivos ao câncer de colo uterino, autoexame de mama, testes de DST/AIDS e hepatites, além de aplicação do PSA (para detecção de câncer de próstata). Ações educativas de combate a doenças como tabagismo também serão realizadas por quatro profissionais nos ambientes de trabalho.

As visitas da unidade móvel terão como destino, a princípio, principalmente regiões com indústrias grandes, como Quarta Linha, Cristo Redentor, Grande Próspera, Verdinho e Vila Manaus. "Por conta do horário de expediente coincidir com o de atendimento nas unidades de saúde, muitas pessoas deixam de utilizar os serviços nos bairros. A Saúde de Criciúma deseja estar cada vez mais perto da população, levando promoção e prevenção da saúde, para ajudar a comunidade a não adoecer", observa o secretário do Sistema de Saúde, Sílvio Ávila Júnior.

Após a entrega oficial do ônibus, a Secretaria do Sistema de Saúde entrará em contato com indústrias da região a fim de elaborar um calendário de visitas. A obtenção da unidade móvel teve o investimento de R$ 70 mil do Governo do Município. "O trabalho desenvolvido também nos ajudará a cumprir metas de outros programas. Por exemplo, um objetivo que temos é realizar exames de PSA (preventivo ao câncer de próstata) em pelo menos 30% da população masculina de idade entre 40 e 59 anos", conta a coordenadora de Atenção Básica da secretaria do sistema de Saúde, Franciele Gava.

Propósito diferente do CEREST

O Município de Criciúma também conta com outro serviço voltado à saúde do trabalhador, porém com competência distinta. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promove vistorias nas empresas para observar e exigir a segurança dos empregados, para que o ambiente de trabalho seja saudável. O "Criciúma amiga do trabalhador", por sua vez, enfocará na prevenção de doenças.

 

Mais informações:
Sílvio Ávila Júnior – 9164-5291
Texto: João Pedro Alves – SC 04171
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0043