A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avisa aos gestores que as escolas municipais precisam enviar as condicionalidades da Educação até 22 de dezembro. Os gestores devem registrar dados presenciais das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família no sistema do Ministério da Educação (MEC). A frequência escolar dos beneficiários, entre seis anos a 17 anos, é monitorada pelo ministério a cada bimestre, em parceria com o Distrito Federal, Estados e Municípios.
Dados do último relatório parcial do MDS apontam que 59% dos beneficiários ainda não tiveram informações repassadas pelos colégios aos gestores. Esse percentual representa cerca de 10,1 milhões de alunos.
Nos índices parciais apurados na primeira quinzena de dezembro, referentes aos meses de outubro e novembro, o Estado do Ceará aparece na ponta, com o maior número de acompanhamento: 51% dos alunos atendidos pelo programa do MDS. Entre as regiões, o Sul lidera o monitoramento, também com 51% de registro de informações sobre o total de crianças e adolescentes.
Veja aqui a tabela com o monitoramento: http://portal.cnm.org.br/sites/5700/5770/22122011_INDICES_EDUCACAO_BIMESTRE_OUTENOV_2011.pdf