Mais de cem pessoas participaram, nesta terça-feira (13), em Capinzal, da capacitação "Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais: Nova Forma de Organização dos Serviços nos Municípios". O evento foi realizado pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), Prefeitura de Capinzal, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Associação dos Assistentes Sociais do Meio-Oeste Catarinense (APROSSMOC).
A tipificação nacional, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, através a Resolução nº. 109, de 11 de novembro de 2009, estabelece a descrição, objetivos, usuários, horários de funcionamento, condições e formas de acesso, abrangência, impacto social, entre outras informações para os diversos serviços socioassistenciais. Esses são organizados por níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Serviços de Proteção Básica e Serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
A capacitação em Capinzal foi a última das programadas para acontecer em 2011. Os eventos também foram realizados em Tubarão, Videira, Campos Novos, Jaraguá do Sul, Mafra, São Miguel do Oeste e Rio do Sul. "As capacitações são importantes para o reordenamento dos serviços socioassistenciais nos municípios, considerando a mudança significativa na Política de Assistência Social, focando na execução de serviços, e na busca de fortalecimento e autonomia das famílias", ressalta a assistente social da FECAM e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Janice Merigo.
Participaram da solenidade de abertura, no campus da UNOESC, o gerente de Monitoramento e Avaliação da Diretoria de Assistência Social da SST, Sidiney Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Lorensetti; o diretor geral da SDR Joaçaba, Sérgio Rossetti; o prefeito de Capinzal e presidente da Ammoc, Leonir Boaretto; o diretor de Desenvolvimento Social de Capinzal, Paulo Antônio Betinardi; e a presidente da Aprossmosc, Rubia Provense.
Fonte:
Mayelle Hall
SDR Joaçaba