Com objetivo de discutir as questões da assistência social no Brasil, foi aberta na noite desta quarta (7), em Brasília, a 8ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), está ocorrendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Até sábado (10), os participantes da conferência vão propor medidas para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na perspectiva da valorização dos serviços, programas e benefícios.
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, representando a presidenta Dilma Rousseff, destacou, ao falar na cerimônia de abertura, o decreto do governo federal, assinado hoje (7), que institui o Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). Pelo decreto, os estados, municípios e o Distrito Federal passarão a receber do governo federal um incentivo extra para a melhoria dos serviços e equipamentos de assistência social.
Segundo o presidente do Cnas, Carlos Ferrari, as últimas conferências trouxeram avanços para a política nacional de assistência social. Os ganhos, segundo ele, estão relacionados principalmente à consolidação do Suas, que foi concebido em uma das conferências.
A assistente social da FECAM e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina – CEAS/SC, Janice Merigo, participa do encontro, que também tem a participação de 65 representantes de Santa Catarina, escolhidos nas conferências municipais e estadual.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM com informações da Agência Brasil.