Os gestores municipais devem entrar em contado com os seus deputados para que pressionem os líderes dos partidos a apoiarem a urgência de votação do projeto que trata da partilha dos royalties. A orientação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e, segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, a comunidade local também deve se unir à ação para que nesta terça-feira, 6 de dezembro, a liderança da Câmara dos Deputados delibere sobre o projeto.
Ziulkoski relembra que a mobilização é permanente, pois as conquistas só vêm com insistência e persistência. "Agora esta história pode mudar", declara e encoraja os prefeitos a mais uma ação em busca de uma distribuição mais justa dos recursos da exploração do petróleo no Brasil.
Além de contatar os deputados e os líderes por meio de e-mails, fax, mensagem pelo celular e mídias sociais – como twitter e faceebok -, Ziulkoski chama os representantes do povo a estar novamente no Congresso Nacional nos dias 13 de 14 de dezembro. "Sempre que nos mobilizamos em Brasília, conseguimos alguns avanços. É um processo. Tem de ter persistência e visão de que nem toda luta é difícil", destaca o líder municipalista.
A prefeitura de Desterro do Melo (MG) é um exemplo de empenho dos Municípios pela causa no apoio à mobilização. De acordo com as informações enviadas a CNM, os gestores estão envolvidos e acreditam na manifestação pela internet, principalmente por meio das redes sociais.
Fonte: CNM