Vereadores do Rio Grande do Sul (RS) apoiam a reivindicação do movimento municipalista para que os projetos que tratam dos royalties e da regulamentação do financiamento da Saúde sejam votados ainda este ano. Em reunião da Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (Ascamaja), no dia 25 de novembro, em Tio Hugo, o manifesto o Brasil quer Royalties e Saúde foi assinado por dezenas de participantes.
De acordo com o vereador de Ibirubá (RS), Tuta Silvestre Rebelatto, os vereadores apoiam a mobilização permanente pela redistribuição dos recursos arrecadados por meio da exploração do petróleo e pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, através da definição do porcentual de aplicação da União para o financiamento da Saúde pública. O movimento é liderado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
"Apoiamos a mobilização e estamos mobilizando os vereadores para entrarem em contato com os seus deputados e senadores e solicitar apoio na votação dos projetos", disse Rebelatto. Ele fez questão de mencionar a representação da categoria em todas as manifestações municipalistas. "Sempre participamos ativamente das mobilizações e dos eventos promovidos pelo movimento municipalista", garantiu.
Um exemplo desta afirmação foi à mobilização desta quarta-feira, 30 de novembro, no Congresso Nacional. Entre os vereadores que participaram da ação estavam os gaúchos de Novo Cabrais, Vianei Reis, e o de Novo Cabrais, Renato da Costa.
FOnte: CNM