Depois de cumprir uma série de trâmites burocráticos, os prefeitos da AMREC oficializaram na tarde desta quinta-feira (10) a criação do consórcio regional para adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O objetivo é ampliar a abrangência de comercialização dos produtos de origem animal. Atualmente os municípios ficam encarregados desta fiscalização e liberação, através dos serviços de inspeção municipais, o que limita o comércio destes produtos somente dentro dos limites de cada município.
Segundo o médico veterinário da Epagri, Marcelo Silva Pedroso, diretor técnico administrativo do Consórcio, a adesão ao SISBI-SUASA permitirá que produtores da região comercializem seus produtos livremente, em qualquer parte do país. "Esta é a grande vantagem. Conseguimos quebrar barreiras e aumentar os horizontes de nossos produtores. Com os cuidados sanitários exigidos para a obtenção do selo que inspeção, criamos uma forma de possibilitar o aumento de renda e qualidade de vida das famílias rurais", enfatizou Marcelo.
Diretoria Executiva:
Presidente – Município de Içara
1º Vice-Presidente – Município de Forquilhinha
2º vice-Presidente – Município de cocal do Sul
1º Secretário – Município de Lauro Müller
2º Secretário – Município de Treviso
Membros do Conselho Fiscal
Efetivos:
1 – Município de Criciúma
2 – Município de Siderópolis
3 – Município de Nova Veneza
Membros Suplentes
1 – Município de Morro da Fumaça
2 – Município de Urussanga
3 – Município de Orleans
Mais Informações:
Marcelo Silva Pedroso
8814-6413
9668-3768
Assessoria de Imprensa AMREC
Silmar Vieira
9149-3638
9649-4489