A 7ª edição da capacitação "Tipificação dos Serviços Socioassistenciais: Nova Forma de Organização dos Serviços nos Municípios" ocorreu na última sexta-feira (04), em Rio do Sul, no auditório da Famesul. A capacitação, que teve 112 participantes, foi ministrada pela assistente social da FECAM, Janice Merigo, e atendeu aos servidores dos municípios da AMAVI e das SDRs de Rio do Sul, Ibirama e Ituporanga.
A Tipificação Nacional estabelece a descrição, objetivos, usuários, horários de funcionamento, condições e formas de acesso, abrangência, impacto social esperado, entre outras informações, para os diversos serviços socioassistenciais. Os serviços são organizados por níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Serviços de Proteção Básica, Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade e Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
A assistente social da FECAM, Janice Merigo, afirma que as capacitações tem grande aceitação pelos municípios e que de alguma forma o Estado está cumprindo uma das suas funções que é a capacitação, enquanto não consegue garantir o co-financiamento dos serviços socioassistenciais aos municípios. As capacitações somente estão acontecendo em função da parceria entre a FECAM e SST/SC. O objetivo da FECAM e da Diretoria de Estado da Assistência Social é "consolidar o SUAS em Santa Catarina", ressalta.
A capacitação é realizada pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Diretoria de Assistência Social – DIAS/SC, com o apoio das Associações de Municípios de Santa Catarina, das Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDRs, e do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS. Em 2011, a capacitação já ocorreu em Tubarão, Videira, Campos Novos, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Depois de Rio do Sul, a próxima será em Capinzal, no dia 13 de dezembro, na Unoesc. As vagas já estão esgotadas. Outras edições serão oferecidas em 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Assistência Social FECAM.