You are currently viewing Câmara pode votar projeto dos royalties na segunda semana de novembro

Câmara pode votar projeto dos royalties na segunda semana de novembro

Apesar do cancelamento da reunião dos líderes partidários convocada para esta terça-feira, 25 de outubro, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai tentar colocar em votação na segunda semana de novembro, entre os dias 8 e 9, a proposta que redefine a distribuição dos royalties do petróleo entre os estados – Projeto de Lei do Senado 448/2011. Adianta, porém, que a data depende de um acordo de líderes do governo e da oposição para liberar a pauta do Plenário, que está trancada por Medidas Provisórias.

O presidente da Câmara lembra, porém, do entendimento que continua em vigor, de não analisarmos o veto [do ex-presidente Lula ao texto aprovado antes pela Câmara] enquanto não for definido um acordo para a votação da proposta dos royalties aqui na Casa. Para o governo a prioridade, no entanto, é aprovar em Plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2011, que prorroga até 2015 a vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

A aprovação do projeto pelo Senado foi uma alternativa à análise do veto do ex-presidente Lula ao dispositivo que previa a distribuição igualitária entre os estados e municípios de toda a receita de royalties, sem diferenciar estados confrontantes ou não. A redação do Senado garante uma fatia maior aos Estados confrontantes.

 

Fonte: CNM