A diretoria da maior Câmara de Comércio da Alemanha, composta por mais de 370 mil empresas recebeu nesta quarta-feira a comitiva de prefeitos da Serra Catarinense que visita a Europa. Responsável por mais de 10% do PIB da Alemanha, as empresas filiadas à câmara são da região da Bavária e são responsáveis diretas pela movimentação anual de 180 bilhões de euros.
O encontro dos prefeitos com a Chamber of Industry and Commerce for Munich and Upper Bavária (Câmara da Indústria e Comércio de Munique e Bavária Alta) aconteceu na sede do Consulado do Brasil, em Munique. Diferente da Itália, as câmaras da Alemanha são autônomas e foram criadas pelas próprias empresas. Elas incorporam questões voltadas a negócios internacionais, pesquisas e treinamento.
A comitiva catarinense foi recepcionada por Daniel Delatrée, correspondente da câmara para assuntos internacionais. Ele explicou como aquela região se tornou um dos maiores centros de alta tecnologia, seguros e bancos, universidades e pesquisa do mundo. Para se ter ideia do que representa a Câmara de Comércio da Bavária, ela é maior que o PIB de Portugal ou da Índia. É a região mais rica da Alemanha. E um dos segredos desse desenvolvimento, segundo Daniel Delatrée é o tratamento que é dado às afiliadas. Mesmo tendo entre as empresas sediadas em Munique, unidades como Audi e BMW que são as maiores exportadoras da Alemanha, todos os empresários recebem atendimento especial, sejam grandes ou pequenos negócios.
Indagado pelo presidente da FECAM, Antônio Coelho Lopes Júnior, sobre possibilidades de negócios e parceiras com a Serra Catarinense, Delatrée não minimizou a oportunidade já que o papel da Câmara é agir como facilitadora. O prefeito de Anita Garibaldi, Roberto Marin, e o representante da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Marcelo Schilisting, entregaram o relatório de oportunidades de investimentos de Santa Catarina ao representante da Câmara.
O prefeito de Anita Garibaldi falou do potencial do lago da Baesa e do projeto do Parque dos Lagos como boa oportunidade para os alemães, já que em Munique também estão os maiores bancos e fundos de investimentos do mundo. O prefeito de Urubici, Adilsom Costa, presenteou Mônica Salski, Cônsul Geral em Munique, com uma obra em couro da Serra Catarinense por ter organizado as agendas da comitiva em Munique.
Nesta quinta e sexta-feira os prefeitos visitam a SWM (Stadwerke Munchen) uma das maiores empresas de energias renováveis do mundo.
Fonte:
Oneris Lopes
Jornalista – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana