You are currently viewing Centenas de representantes municipalistas se reúnem em Brasília nesta terça-feira, 23

Centenas de representantes municipalistas se reúnem em Brasília nesta terça-feira, 23


Durante toda esta terça-feira, 23 de agosto, representantes municipalista estiveram reunidos com presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em Brasília. A pauta incluiu assuntos jurídicos, administrativos e de gestão e estavam presentes presidentes de entidades estaduais e regionais, vice-presidentes e secretários de todo o País.
O crescimento do movimento municipalista nos últimos anos foi ressaltado, no sentido de vir despertando a atenção dos poderes, da imprensa e da população geral. "Temos crescido e conquistado respeitabilidade, e isso acrrarreta visibilidade ao movimento e também responsabilidade de atuação integrada", pondera.
"O nosso objetivo é orientar em relação às regras, os procedimentos e as ações das entidades que compõem o movimento, respeitando a entidade e a realidade de cada região", destaca Ziulkoski. Neste sentido, ele menciona a necessidade de estarem integrados para evitar problemas e atuar junto aos Municípios. "Tem coisas que não é possível fazer em nível regional que nos [em nível nacional] podemos fazer", esclarece.
Participação
Acompanhando atentamente cada uma das colocações, o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (Amnor/MG), Luíz Araújo Ferreira, falou sobre a importância da integração. "A CNM lida diretamente com o governo e com o Congresso Nacional e nos temos necessidade de saber, de tomar conhecimento, das questões que acontecem aqui e não chegam como deveriam chegar às micros", declara.
O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo/GO), André Luis Guimarães Vieira, compartilha da mesma opinião. De acordo com ele, no geral, os gestores têm dificuldade em relação a prestações de contas aos órgãos federais e estaduais. "Somos questionados sempre e, infelizmente, às vezes, não somos compreendidos corretamente em nossas ações. Por isso as orientações da CNM e o trabalho da entidade é importante e fortalece o movimento", disse.
Causa
Também a presidente da Associação dos Moradores de Vargem Grande (Amvagra/BA), Rita de Cássia, fala a Agência de Notícias CNM sobre encontro. "Uma vez que nós defendemos a mesma causa, que é a causa dos Municípios, estes encontros devem acontecer justamente para que os procedimentos e as ações sejam unificados", resume.
Durante a primeira parte, na manhã uma oportunidade para participação do secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Márcio Félix. Na sua participação, ele levantou o tema dos royalties e solicitou, em nome do governador estadual, que a CNM ajude na construção de uma nova proposta nacional que concentre as diversas proposta e evite a derrubada do veto presidencial à nova proposta de distribuição. A questão do veto dos royalties do presidente Lula está na agenda da Mobilização Municipalista Nacional programada pela CNM para os dias 13 e 14 de setembro, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal.

 

Fonte: http://www.cnm.org.br