Durante painel no IX Congresso Catarinense de Municípios, o secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, apresentou o projeto de transferência da gestão do ensino fundamental do governo estadual para os municípios. Tebaldi expôs aos participantes do encontro as ações gerais previstas durante o processo de transferência, que, segundo ele, deve ocorrer de forma "gradativa e por adesão" até 2013.
Durante a palestra, na manhã desta terça-feira (26), no CentroSul, em Florianópolis, o secretário disse que há duas tendências para os próximos anos: a educação em tempo integral e a municipalização do ensino fundamental. De acordo com o secretário, durante a transferência de gestão, haverá prioridade para os municípios que já solicitaram a mudança. Sobre a transferência, Tebaldi afirmou que "não é questão da gente querer se livrar, mas na maioria dos casos o município faz melhor do que o Estado". Conforme Tebaldi, atualmente, em Santa Catarina, só em Zortéa, na região da Amplasc, já houve a transferência completa da gestão para o município.
O painel teve a coordenação do vice-presidente da Fecam, Douglas Gleen Warmling, prefeito de Siderópolis, além da participação especial do secretário municipal de Educação de Florianópolis e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Rodolfo Pinto da Luz, que também foi reitor da UFSC.
Fonte: Francisco Dantas
Assessoria de Comunicação FECAM
Siga-nos: @FECAM_SC