Representantes de 32 municípios da região denominada Serra-Mar, estiveram reunidos durante esta quinta-feira (31), na sede da AMREC em Criciúma para tratar das ações concretas para inclusão da região no registro junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Este reconhecimento pelo órgão federal é decisivo para que a região possa avançar em termos de tecnologia e desenvolvimento agrícola.
A meta do Ministério é que em 2013 somente sejam liberados financiamentos agrícolas para regiões que tenham todo pronto todo o seu Plano de Desenvolvimento Sustentável. A medida visa detalhar as peculiaridades da produção de cada região do país, criando um mapa da produção nacional que possibilite um maior controle de investimentos por parte do Governo Federal e dos governos estaduais.
Na reunião de hoje foi formada uma comissão que irá procurar deputados federais e senadores, pressionando pelo reconhecimento da região como parte de um território organizado. O próximo passo é escolher os 96 delegados de órgãos governamentais e não governamentais dos 32 municípios, para elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura na região Serra-Mar.
Segundo o presidente do Colegiado de Meio Ambiente a Agricultura da AMREC, Salomão Roman da Silveira, o mais importante é que agricultores da região façam parte deste grupo junto com técnicos da área. “É preciso que o agricultor participe de forma efetiva para dizer o que quer. Só assim teremos um plano que atenda às bases da agricultura”, salientou Salomão.
A previsão dos membros da comissão é de que até junho deste ano todo o planejamento regional esteja pronto e a região apta para continuar se desenvolvendo.
Mais informações
Salomão Roman da Silveira
Médico Veterinário
Presidente Colegiado Meio Ambiente e Agricultura AMREC
9162-9003
Silmar Vieira
Assessoria de Imprensa AMREC
9149-3638
9649-4489