Barreiras de proteção são edificadas em Criciúma (SC)

Barreiras de proteção são edificadas em Criciúma (SC)

    O trecho entre o km 391 ao km 392,5 da BR-101 Sul, em Criciúma (SC), recebeu a edificação das proteções "New Jersey", para divisão no sentido das pistas rodovia. O trecho instalado fica entre viaduto de acesso ao centro de Criciúma, estendendo-se até a Passagem Inferior de acesso a cerâmica Portinari.

As barreiras "New Jersey" são construídas somente nos trechos já duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberão proteções desse tipo. Segundo o DNIT, a construção das barreiras se estenderá até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Caso as condições climáticas permitirem, a construção das barreiras pode avançar até cinco quilômetros por dia. O concreto é moldado por um equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos no muro. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.

Cuidado – Atenção redobrada ao trafegar pela BR-101 Sul nos trechos onde são instaladas as barreiras de proteção. Os trabalhos são feitos sobre a pista, onde há homens e equipamentos expostos ao trânsito dos veículos. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão (SC) pede o máximo de atenção para os usuários que trafegam pelo local. O trecho em obras está bem sinalizado e identificado, sendo fácil a visualização pelos motoristas.

O usuário da BR-101 Sul deve redobrar a atenção também ao trafegar pelos desvios na pista para execução das Obras-de-arte Especiais (viadutos, pontes e passagens inferiores). O DNIT e a PRF pedem o máximo de cuidado também nos desvios na cidade de Tubarão, no km 334, e no trecho de obras entre o km 329 ao km 319, entre Capivari de Baixo e Laguna. Os desvios estão bem sinalizados e identificados, sendo fácil a visualização.

Em trechos com desvios de tráfego urbano ou nas Obras-de-arte Especiais (OAE), os motoristas devem respeitar a sinalização de segurança, que limita a velocidade máxima e também não forçar ultrapassagens na pista usada para trânsito local