Lixo na drenagem é problema na BR-101 Sul

Lixo na drenagem é problema na BR-101 Sul

    Após a passagem das equipes de limpeza e roçadas do DNIT, os canteiros centrais e acostamentos da BR-101 Sul revelam uma realidade preocupante. A quantidade de lixo depositado nas margens da rodovia é um problema constante, que traz conseqüências para a segurança dos usuários. O lixo que se acumula nas sarjetas tem um destino certo: as tubulações de drenagem.

Após as roçadas, a vegetação baixa mostra o que foi deixado para trás: são garrafas PET, sacolas plásticas, restos de peças de automóveis e uma vasta lista de itens, que acabam depositados nas sarjetas e entopem as bocas de lobo.

Os trabalhos de retirada do acúmulo de rejeitos nas sarjetas, caixas de coleta e saídas dos bueiros, realizadas pelo DNIT, têm revelado uma situação preocupante. A quantidade de lixo lançado na rodovia deflagra uma situação em que é visível a falta de conscientização ecológica.

Impacto ambiental – O primeiro impacto causado pelo lixo deixado na rodovia é visual. Os tipos de dejetos lançados na rodovia – sacolas plásticas, garrafas PETs e vidro – não oferecem agentes contaminantes ao solo. Porém, um dos problemas elencados pelo biólogo refere-se à proliferação de mosquitos da dengue na água depositada pela chuva nos pneus deixados na rodovia.

Muito além da falta de consciência ecológica e higiênica, o acúmulo de lixo no sistema de drenagem da rodovia traz consigo uma conseqüência preocupante. Os rejeitos podem entupir as bocas-de-lobo e o excesso de água vai para as pistas da rodovia. A camada de água formada faz com que aumentem os riscos dos veículos aquaplanarem, isto é, deslizarem sobre a rodovia.

Depois de abandonado sobre a pista, o lixo é transportado pela água da chuva e se avoluma em vários pontos. O problema se agrava próximo às travessias urbanas onde há maior concentração de pessoas e veículos.

Com a duplicação da BR-101 Sul concluída, há a probabilidade de que a quantidade de lixo depositado na rodovia aumente. Com o excesso de lixo obstruindo os bueiros e sarjetas, o DNIT desprenderá mais trabalhadores e equipamentos para operações de limpeza. Aumentando a quantidade de lixo depositado na rodovia, serão necessárias operações de limpeza em espaços cada vez menores de tempo.