3.332 gestores públicos participam do XII Ciclo de Estudos do TCE/SC
O Tribunal de Contas de Santa Catarina encerrou, nesta quinta-feira, em Lages, o XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, que reuniu, em 12 cidades-sede, 3.332 gestores públicos dos 293 municípios catarinenses (quadro). O evento é a principal atividade de orientação do TCE/SC, que tem como objetivo aproximar o órgão de fiscalização dos fiscalizados, com a disseminação de melhores práticas na gestão pública.
Na última etapa realizada na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages, foi registrada a participação de 220 representantes, entre agentes políticos e servidores. O número registrado surpreendeu a própria organização do evento – Instituto de Contas -, em vista do frio intenso que atingiu a região, inclusive com estradas interditadas pela neve.
Durante a solenidade de abertura, o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst – representante do presidente Wilson Wan-Dall na ocasião -, fez questão de enaltecer a presença de todos. "Isso evidencia o interesse e a responsabilidade pelo trabalho desenvolvido no setor público", enfatizou, parabenizando os presentes, que venceram os rigores do tempo para participar do evento.
O secretário de Finanças de Lages, Valter Manfrói, representando o prefeito municipal, comentou que muitas irregularidades encontradas na administração pública não acontecem por dolo ou má-intenção, mas por falta de informações. "O Ciclo de Estudos traz a possibilidade de se obter e se discutir essas informações, auxiliando o trabalho dos gestores públicos", afirmou. Na mesma direção foram as palavras do presidente da Câmara de Lages, Antônio Arcanjo Duarte, que destacou ainda a importância de o Tribunal vir ao interior, aproximar-se dos prefeitos e vereadores, para o trabalho de orientação e esclarecimento.
Também participaram da solenidade de abertura, o procurador do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ricardo Paladino; o secretário da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Secex/TCU), Omar Sampaio; a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPjTCE), Cibelly Farias.
Entre os agentes políticos, estavam o prefeito de Capão Alto e vice-presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Antonio Coelho Lopes; o prefeito de Cerro Negro e presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Janerson José Furtado; a presidente da Câmara de Taió e presidente em exercício da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Iara Maria Gorin; e o presidente da União de Vereadores da Região Serrana (Uveres), João Cidinei da Silva.
O XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal foi realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, através do Instituto de Contas. Contou com o apoio da Fecam, das associações de municípios, da Uvesc, do MPSC, do MPjTCE e do TCU.
QUADRO
Etapa
Nº de participantes
Palhoça
270
Criciúma
211
Tubarão
170
São Miguel do Oeste
339
Chapecó
310
Concórdia
178
Rio do Sul
324
Blumenau
392
Jaraguá do Sul
448
Videira
229
Joaçaba
243
Lages
218
Total
3.332
Assessoria de Comunicação Social – ACOM
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC
Telefones: (48) 3221-3603 / 3823
Fax: (48) 3221-3602